domingo, 13 de dezembro de 2009

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA

2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2009

Dia 15 terça-feira missa na com N. Sra. de Fátima Barra Falsa às 15h
Dia 15 terça-feira missa na com Santa Cecília Pesqueiro às 17h
Dia 16 quarta feira missa na com Santa Terezinha na Lombra da quinta às 18h
Dia 18sexta-feira visita a loc. da Ponte Federal e preparação do batismo às 10h
Dia 18 sexta-feira missa na comunidade N.Sra. da Conceição às 15,30h
Dia 18 sexta-feira missa na comunidade Santa Clara na Serraria às 19h
Dia 19 sábado missa na Comunidade São Francisco às 17,30h
Dia 21 segunda-feira missa na Com N.Sra. das Graças Petrolini 18h
Dia 21 segunda feira missa na com N.Sra. Auxiliadora às 19,30h
Dia 22 terça-feira missa na Com Santa Bárbara Arraial às 18h
Dia 22 terça-feira missa na Com Santa Luzia Quitéria às 19,30h
Dia 23 quarta-feira missa na comunidade da Penha às 16
Dia 23 quarta-feira missa na Com Santo Antonio às 18h
Dia 24 quinta-feira missa na com N. Sra. de Fátima Leonídio às 17h
Dia 24 quinta-feira missa Com N. Sra. das Necessidades Povo Novo às 19,30h
Dia 24 quinta-feira missa na Com N.Sra da penha às 21h
Dia 25 sexta-feira missa de natal na N. Sra da penha às 8,30 da manhã
Dia 26 sábado missa na com N. senhora Aparecida Banhado Silveira às 14,30
Dia 26 sábado missa na Com N. Senhora de Lurdes na Torotama às 16h
Dia 30 quarta-feira missa na Com N.Sra. de Guadalupe Nova Quinta às 18h
Dia 31 quinta-feira missa na Com N. Sra. da penha às 19h
Dia 31 quinta-feira missa na Com N.Sra. das Necessidades Povo Novo às 21h

Nota: Desejamos uma boa preparação para o natal, através dos
encontros de famílias. Boas festas a todos. Com Cristo no coração
Frei Paulo Zanatta - Pároco

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DO FINAL DE ANO

No dia 10 de dezembro, na Escola Cristo Rei, foi realizada a confraternização de final de ano da Pastoral Diocesana de Liturgia.
Nossa equipe é pequena em número de pessoas, mas é a responsável por todos os eventos católicos e ecumênicos promovidos pela Diocese.
Nossa coordenadora é a Irmã Clecimara Santini.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O MINISTÉRIO DA PRESIDÊNCIA

O presidente da assembléia litúrgica

Na missa e na celebração dos sacramentos, o presidente da assembléia é o bispo ou
o padre. Ele representa na assembléia reunida o Cristo cabeça de sua Igreja: Cristo que vem até nós, da parte do Pai, para nos salvar e transformar, e Cristo que nos representa junto do Pai e intercede por nós. Por isso, ele tem seu lugar frente ao povo, na cadeira do presidente.

Porém, como “cabeça” ele não pode estar desligado do “Corpo”:

Há muitas celebrações que podem ser feitas mesmo sem a presença de um bispo ou padre: celebrações da Palavra, celebrações penitenciais, vias-sacras, novenas etc. Poderão ser presididas por um outro ministro indicado pelo padre ou pelo bispo: ministro da palavra, ou ministro extraordinário da comunhão eucarística, ou um acólito, ou um catequista, ou por outra pessoa, ou mesmo por uma pequena equipe coordenadora.

O presidente inicia e encerra as celebrações. Ele faz as orações ao Pai, em nome de todo o povo. Ele coordena todos os ministérios. Deve ser como um bom pai ou uma boa mãe, imagem do amor do Pai. Por isso, ele deve sugerir uma presença viva de Jesus Cristo: pelo seu modo de comunicar, pelos seus gestos, tom de voz, atenção às pessoas, pelo anúncio da Palavra ligada às circunstâncias concretas da vida, da comunidade, pela denúncia daquilo que atrapalha o crescimento do Reino, pelo seu modo de se dirigir ao Pai em oração.

O presidente não se coloca acima da comunidade, nem faz tudo sozinho. Preocupa-se em fazer com que toda a comunidade se torne um povo celebrante, ativo e participante, um povo sacerdotal.

Ele não celebra sozinho, não celebra para o povo ou em favor do povo. Quem celebra é todo o povo. O presidente deve, pois, celebrar com o povo, sabendo-se parte dele. Deve ouvir a palavra, cantar, rezar, comprometer-se com Jesus Cristo, junto com todo o povo e ajudá-lo a fazer o mesmo.

O presidente ou dirigente de uma celebração da Palavra ou outra celebração pode ser homem ou mulher. Podemos viver plenamente a novidade evangélica de que em Cristo não existe discriminação por causa da raça, condição social ou sexo. Deste modo, os dons e carismas que o Espírito Santo concede com tanta largueza a homens e mulheres,podem aflorar também na liturgia para o bem de todo o povo de Deus.

A função do presidente é simbolizar a presidência de Cristo. A presidência é, antes de tudo, um símbolo que dá vida a qualquer grupo. Não funciona isoladamente, mas é garantia de participação de todos, pois, na figura de quem preside, todo o grupo se sente parte. Por sua força simbólica, todos se identificam e se sentem membros do grupo. A ausência total deste referencial gera um sentimento de caos e dispersão.

Quem preside deve se encher da compaixão de Jesus, abraçar todos os filhos e filhas que voltam para encontrar o Pai, dirigir-lhes um olhar de bondade, como o de Jesus na multiplicação dos pães (Jo 6,5). Os presidentes não podem esquecer que o Cristo lavou os pés dos presentes: “Não vim para ser servido, mas para servir".

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS MINISTÉRIOS

"Eu vim para servir e não para ser servido" (Mt.20.28).

SERVIÇO

A missão de servir foi entregue por Cristo à sua Igreja, aos seus discípulos. Os Apóstolos receberam a tarefa pessoal e imperecível de "pregar o Reino de Deus". Para continuar a missão recebida, eles colocaram Ministros nas assembléias (Atos 14,23; 1 tim. 4.14;5,22; 2 Tim.1,6). Eles transmitiram o seu Ministério a outros (1 Tim. 1,3-4; Tito 1,5). A uns constituiram "epíscopos"(bispos). A outros "presbíteros"(padres), a outros ainda, diáconos e ministros, todos a serviço da mesma comunidade. Cada um exerce o seu ministério, conforme o Dom (carisma) que recebeu do Espírito Santo (Cf. LG 18 AA.22- Documentos conciliares - e Rom. 12,6-8; 1 Cor.12,7-11). Assim se cumpre o mandato do Senhor que diz: "Quem quiser ser o primeiro dentre vós seja o servo de todos" (Mc 10,44; Mt. 20,27).

MISSÃO DOS APÓSTOLOS - MISSÃO DA IGREJA

Esta mesma missão de servir e construir o Reino de Deus, continua sendo uma ordem do Senhor Jesus para nós, para a Igreja de hoje. Desde que recebemos o batismo nos tornamos membros da Igreja, recebemos o encargo de Construir e Servir. O crescimento de um grupo, de uma comunidade depende da disponibilidade de seus membros em dar sua colaboração em benefício da mesma. O apóstolo Paulo fala da diversidade de Ministérios que existem na Igreja, a grande Comunidade (1Cor.12,4-11). O anúncio da verdade é um serviço que a Igreja presta ao mundo. A vocação cristã é Servir. Ministério é SERVIÇO. a autoridade-liderança é SERVIÇO. Acontece que o Serviço na Igreja não é privilégio somente dos padres, dos Irmãos religiosos, das Irmãs religiosas, mas é missão de todo cristão batizado.

MINISTÉRIOS CONSAGRADOS - ORDENADOS

Há serviços na Igreja, ministérios, que são permanentes, sempre serão necessários e, portanto, seus ministros são consagrados, destacados especialmente para isto, é o caso do Bispo, do padre e dos religiosos e religiosas. Dedicam a vida inteira a esse ministério.

MINISTÉRIOS NÃO ORDENADOS

Existem outros serviços que não são permanentes, ou não exigem uma pessoa totalmente liberada para tal ministério, por isso seu ministro não é ordenado, ou consagrado. São os líderes em geral, como: serviço de coordenação e tarefas, catequese, grupos de jovens, liturgia, associações em geral. Na comunidade pode haver necessidade de muitos ministérios, mas o importante é que cada um seja responsável para continuar o serviço de Cristo, fazendo assim crescer a Comunidade. Como os doze apóstolos, os ministros são constituídos para pregar e trazer novamente ao mundo a salvação (Mt.3.14; Mt.10,11). Como há muitas necessidades no Povo de Deus, diversos são os ministérios e o Espírito Santo suscita os carismas e distribui seus dons conforme as exigências de cada tempo.

DIVERSIDADE DE SERVIÇOS E FUNÇÕES

O Concílio Vaticano II reconhece explicitamente que existe uma variedade de ministérios na Igreja... (LG.18) em correspondência a uma variedade de carismas. As pessoas possuem carismas diferentes, tendências diferentes, exatamente por que o Espírito suscita esta diversidade por causa da multiplicidade de serviços. São os dons de Cristo à sua Igreja (Ef.4.11). Ministro é, pois, aquele enviado como os doze, para trazer de novo para o mundo, a salvação (Mc.3,14ss; Mt.10.1). Sua missão é de estar entre o mundo e o Reino de Deus; entre o passado e o futuro; entre os homens e Deus (Mc. 1,16-20). Sua ação é a ação atual de Deus (Mt.16,19).

O LEIGO CRISTÃO

O leigo é aquela pessoa que um dia toma também para si o "Vem e segue-me" de Cristo (Mt.19.21) e entende que as palavras "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"(Jo.20.21), são também para eles. Essas palavras de Jesus Cristo exigem de todo o Cristão que se desinstale, deixe o seu comodismo e doe seu amor. As palavras do Senhor são claras. É preciso que cada Cristão (leigo, leiga, religioso ou religiosa) as ouça para poder transformar o mundo. O leigo está em toda parte onde a comunidade precisar dele. Ele é evangelizador no seu próprio ambiente e às vezes, escutando o apelo do Senhor: "Ide e ensinai... eu vos envio", deixa até sua terra, sua pátria para levar Cristo e sua palavra a todos os homens, de qualquer raça ou nacionalidade.

--------------------------------------------------------------------------------

"Ide, e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20)

"Eis-me aqui ó Deus para fazer a tua vontade" (Hb 10,7)


--------------------------------------------------------------------------------