sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CORES DO TEMPO LITÚRGICO

Verde– é a cor do tempo denominado Comum. É o período compreendido entre o final das celebrações do Natal e das festas da infância de Jesus até o início da Quaresma (em geral, entre janeiro e meados de fevereiro ou março) e, depois, da festa de Pentecostes até a festa de Cristo Rei do Universo, que marca o fim do Ano Litúrgico em vigor, aqui já bem próximo do início do Advento. (em geral entre maio e fins de novembro). É um tempo onde são utilizados textos dos Evangelhos que nos falam da vida e obra de Jesus: seus milagres, suas parábolas, seus ensinamentos propriamente ditos. O verde é a cor que simboliza a esperança e esta pode ser uma virtude desenvolvida neste período.
Vermelho – é a cor do fogo e do sangue. Por isso, é a cor das grandes festas da Igreja, tal como Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Páscoa, Pentecostes, Natal. Também nessas festas – sobretudo na Páscoa e no Natal – podem ser usadas as cores branca ou dourada.

Roxo – usada nos tempos de Quaresma e Advento, períodos marcados pela penitência e pelo apelo à conversão. Significa a necessidade de reflexão e o esforço pela conversão do coração. Sugere a introspecção e a oração.
Branca – ocasionalmente pode ser usada durante o Tempo Comum, assim como nas grandes festas litúrgicas. Simboliza a paz do Ressuscitado, presença constante na vida da Igreja.Dourado – usado em grandes solenidades, como Natal ou Páscoa, ou ainda em outras celebrações solenes de memória ou de festa. Remete à realeza de Jesus e inspira grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário