segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VESTES LITÚRGICAS

Vestes Litúrgicas – São os paramentos usados pelo sacerdote nas sagradas funções litúrgicas. São elas:

ALVA - É uma tunica de linho ampla, caindo sobre os calcanhares como a batina e adornada com bordados mais ou menos ricos. Essa parte do vestuário é simbolo da “inocência”.

BATINA OU HABÍTO - Veste talar dos abades, padres e religiosos, cujo uso diário é aconselhado pelo Vaticano. Alguns sacerdotes fazem o uso do Clerical ou “Clericman” como meio de identificação, sendo esta uma peça única de vestuário, ou seja, um colarinho circular que envolve o pescoço com uma pequena faixa branca central.

TÚNICA - O mesmo que alva, com uma diferença, tem o colar mais apertado, conforme o pescoço do ministro.

AMICTO - É um pano quadrado, servindo para cobrir o pescoço e os ombros. O amicto é uma proteção e simboliza o “capacete da salvação”.

CASULA - É a último paramento que o sacerdote usa, por cima de todas as outras. Tem, geralmente, atrás, uma grande Cruz ou o simbolo IHS. Casula, em latim, significa “pequena casa”. Recorda a túnica inconsútil de Nosso Senhor, tecida, segundo a tradição, por Nossa Senhora. No Calvário, os soldados não quiseram retalhá-la, mas sortearam-na entre si. Simboliza o “suave jugo da Lei de Deus” que devemos levar, e que se torna leve para as almas generosas. Ao vesti-la, o sacerdote reza: “Ó Senhor, que dissestes: ‘ o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’ (Mt 11, 30); fazei que eu possa levar a minha cruz de tal modo que possa merecer a vossa graça”.

ESTOLA - A estola ( do latim estola, vestuário ). Desde o século IV, tornou-se adorno que se põe nos ombros, caindo na frente, em duas partes semelhantes. A estola é feita do mesmo tecido da casula.

CAPA PLUVIAL - Capa longa, que o sacerdote usa ao dar a bênção do Santíssimo Sacramento ou ao conduzi-lo nas procissões eucarísticas. Usa-se também no rito de aspersão.

CÍNGULO - É um cordão branco ou da cor dos paramentos, com que o sacerdote se cinge à cintura. Os antigos o usavam para maior comodidade, a fim de que a alva, comprida, não os estorvasse nos trabalhos ou nas longas caminhadas. Recorda as cordas com que Jesus foi atado pelos algozes. Ao cingir-se com o cíngulo, o sacerdote reza: “Cingi-me, Senhor, com o cíngulo da pureza e extingui em meu coração o fogo da concupiscência, para que floresça em meu coração a virtude da caridade”.É sinal de castidade.

VÉU UMERAL - Chama-se também véu de ombros. Manto retangular, de cor dourada, usado pelo sacerdote na bênção solenedo Santíssimo Sacramento.

DALMÁTICA - Veste própria do diácono. É colocada sobre a alva e a estola.

MANIPULO - É uma faixa de pano, do mesmo tecido e cor da casula. É preso ao braço esquerdo. Antigamente, servia para limpar o pó ou suor da fronte durante as caminhadas e trabalhos, ou ainda, com suas dobras, fazia-se as vezes de algibeira. Recorda as cordas com que Jesus foi manietado. Simboliza o amor ao trabalho, ao sacrifício e às boas obras. Ao acomodá-la ao braço, o sacerdote reza: “Que eu mereça, Senhor, trazer este manípulo de dor e penitência, para que possa, com alegria, receber os prêmios dos meus trabalhos”.
Bem-vindoA Fé é uma adesão a Deus que se revela em Jesus Cristo. É uma resposta livre e pessoal a Deus que se apoia e se fortifica numa vivencia da palavra de Deus e numa continua conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário