terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS MINISTÉRIOS

"Eu vim para servir e não para ser servido" (Mt.20.28).

SERVIÇO

A missão de servir foi entregue por Cristo à sua Igreja, aos seus discípulos. Os Apóstolos receberam a tarefa pessoal e imperecível de "pregar o Reino de Deus". Para continuar a missão recebida, eles colocaram Ministros nas assembléias (Atos 14,23; 1 tim. 4.14;5,22; 2 Tim.1,6). Eles transmitiram o seu Ministério a outros (1 Tim. 1,3-4; Tito 1,5). A uns constituiram "epíscopos"(bispos). A outros "presbíteros"(padres), a outros ainda, diáconos e ministros, todos a serviço da mesma comunidade. Cada um exerce o seu ministério, conforme o Dom (carisma) que recebeu do Espírito Santo (Cf. LG 18 AA.22- Documentos conciliares - e Rom. 12,6-8; 1 Cor.12,7-11). Assim se cumpre o mandato do Senhor que diz: "Quem quiser ser o primeiro dentre vós seja o servo de todos" (Mc 10,44; Mt. 20,27).

MISSÃO DOS APÓSTOLOS - MISSÃO DA IGREJA

Esta mesma missão de servir e construir o Reino de Deus, continua sendo uma ordem do Senhor Jesus para nós, para a Igreja de hoje. Desde que recebemos o batismo nos tornamos membros da Igreja, recebemos o encargo de Construir e Servir. O crescimento de um grupo, de uma comunidade depende da disponibilidade de seus membros em dar sua colaboração em benefício da mesma. O apóstolo Paulo fala da diversidade de Ministérios que existem na Igreja, a grande Comunidade (1Cor.12,4-11). O anúncio da verdade é um serviço que a Igreja presta ao mundo. A vocação cristã é Servir. Ministério é SERVIÇO. a autoridade-liderança é SERVIÇO. Acontece que o Serviço na Igreja não é privilégio somente dos padres, dos Irmãos religiosos, das Irmãs religiosas, mas é missão de todo cristão batizado.

MINISTÉRIOS CONSAGRADOS - ORDENADOS

Há serviços na Igreja, ministérios, que são permanentes, sempre serão necessários e, portanto, seus ministros são consagrados, destacados especialmente para isto, é o caso do Bispo, do padre e dos religiosos e religiosas. Dedicam a vida inteira a esse ministério.

MINISTÉRIOS NÃO ORDENADOS

Existem outros serviços que não são permanentes, ou não exigem uma pessoa totalmente liberada para tal ministério, por isso seu ministro não é ordenado, ou consagrado. São os líderes em geral, como: serviço de coordenação e tarefas, catequese, grupos de jovens, liturgia, associações em geral. Na comunidade pode haver necessidade de muitos ministérios, mas o importante é que cada um seja responsável para continuar o serviço de Cristo, fazendo assim crescer a Comunidade. Como os doze apóstolos, os ministros são constituídos para pregar e trazer novamente ao mundo a salvação (Mt.3.14; Mt.10,11). Como há muitas necessidades no Povo de Deus, diversos são os ministérios e o Espírito Santo suscita os carismas e distribui seus dons conforme as exigências de cada tempo.

DIVERSIDADE DE SERVIÇOS E FUNÇÕES

O Concílio Vaticano II reconhece explicitamente que existe uma variedade de ministérios na Igreja... (LG.18) em correspondência a uma variedade de carismas. As pessoas possuem carismas diferentes, tendências diferentes, exatamente por que o Espírito suscita esta diversidade por causa da multiplicidade de serviços. São os dons de Cristo à sua Igreja (Ef.4.11). Ministro é, pois, aquele enviado como os doze, para trazer de novo para o mundo, a salvação (Mc.3,14ss; Mt.10.1). Sua missão é de estar entre o mundo e o Reino de Deus; entre o passado e o futuro; entre os homens e Deus (Mc. 1,16-20). Sua ação é a ação atual de Deus (Mt.16,19).

O LEIGO CRISTÃO

O leigo é aquela pessoa que um dia toma também para si o "Vem e segue-me" de Cristo (Mt.19.21) e entende que as palavras "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"(Jo.20.21), são também para eles. Essas palavras de Jesus Cristo exigem de todo o Cristão que se desinstale, deixe o seu comodismo e doe seu amor. As palavras do Senhor são claras. É preciso que cada Cristão (leigo, leiga, religioso ou religiosa) as ouça para poder transformar o mundo. O leigo está em toda parte onde a comunidade precisar dele. Ele é evangelizador no seu próprio ambiente e às vezes, escutando o apelo do Senhor: "Ide e ensinai... eu vos envio", deixa até sua terra, sua pátria para levar Cristo e sua palavra a todos os homens, de qualquer raça ou nacionalidade.

--------------------------------------------------------------------------------

"Ide, e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20)

"Eis-me aqui ó Deus para fazer a tua vontade" (Hb 10,7)


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário